Controle de corpo e Manejo de bola no Basquete




http://www.chuamarcos.com.br/imgConteudoFoto/foto_1340_4888.jpg
Em toda modalidade esportiva é preciso que o iniciante domine seu próprio corpo em movimentos básicos como: saída rápida, parada brusca e mudança de direção. Dominar o corpo é de suma importância para a realização de movimentos e gestos específicos do basquetebol, pois este fundamento está presente tanto nas ações ofensivas, quanto nas defensivas. É comum, uma preocupação equivocada dos alunos enfatizar somente a importância de fazer a cesta, com isso o aluno não toma conhecimento de seu próprio corpo, desconhecendo suas limitações e possibilidades.

Dvd de Basquete - Rebote

Caracteriza-se pela capacidade de realizar movimentos e gestos  específicos do basquetebol exigidos pela dinâmica do jogo:
– Corridas para frente, trás e laterais
– Corrida com mudança de direção
– Fintas
– Giros
– Paradas bruscas: Interrupção do deslocamento para dificultar a ação da defesa



Manejo de bola
È um fundamento que tem como objetivo melhorar a habilidade geral do aluno no contato com a bola nas diversas possibilidades de movimentos com a bola, como rolar, tocar, quicar, segurar, lançar, enfim permitir o manuseio nos diversos planos do corpo, criando uma intimidade com a bola.
Capacidade de manusear a bola em diversas situações de jogo. O professor deve criar oportunidades e incentivar as diversas possibilidades de manuseio da bola.
Modo de segurar a bola:
– Ambas as mãos na parte lateral e posterior
– Dedos entreabertos
– Tocando a parte calosa dos dedos
– Cotovelos próximo ao corpo


Comente: