O treinador esportivo na escola




http://revistaterraco.com.br/wp-content/gallery/luneng/15072014_centro-esportivo-do-luneng-brasil_0001.jpg

O esporte escolar, no qual o treinador desenvolve o seu trabalho, é uma das ramificações ou manifestações do fenômeno esporte, e este acontece dentro de instituições cercadas por muros e valores que desencadeiam atitudes e ações intrínsecas aos seres humanos. Trata-se de uma atividade de formação, competição, lazer e prazer, que fomenta os aspectos técnicos, táticos, fisiológicos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos.

Veja os nossos dvds para treinadores em vários esportes

O handebol se desenvolve além das atividades curriculares, em regime de escolha e participação, por parte do aluno/ atleta que, assim, para além de decidir se deseja ou não praticar esporte, pode, em caso afirmativo, escolher a modalidade desportiva. Sendo o esporte uma atividade que complementa o currículo dos alunos em função das suas necessidades, dos seus interesses, num regime de participação e escolha, isto é, de vocações, este tem de ser uma ação voluntária.
O esporte escolar não deve estar somente integrado ao sistema esportivo, mas também fazer parte do sistema educativo esportivo. Isso quer dizer que o esporte escolar é um subsistema autônomo do sistema esportivo e um instrumento de intervenção pedagógica do sistema educativo (LIMA, 1992).
O esporte escolar surge pelas normas que primam pela ação normativa sobre valores e atitudes que desenvolvem as habilidades e, principalmente, a ética humana.

O esporte que praticamos hoje é fruto das transformações ocorridas na Europa devido à Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX, perdendo o sentido aristocrático com que era praticado na Inglaterra para chegar às classes mais humildes e trabalhadoras. O maior tempo, induzido por essa revolução, fez com que aumentasse a prática de atividades físicas e proliferassem as atividades esportivas.

O treinador dentro da escola muitas vezes desenvolve papéis além das suas experiências vividas ou aprendidas na universidade, mas que ele terá que aprender e executar junto aos seus atletas, com os quais vai atuar como pai, amigo, colega, psicólogo, etc. Mas qual será o verdadeiro valor que tem o treinador no desenrolar do seu trabalho e dessa relação com seus atletas, pais e dirigentes escolares?


Comente: