Características da recepção no voleibol




http://e.i.uol.com.br/esporte/volei/2010/08/08/fabi-e-paula-pequeno-da-selecao-de-volei-1281280302679_615x300.jpg

A recepção em uma partida de voleibol é a primeira ação de uma equipe após o saque do adversário. Por ser o início de um ataque, essa ação é de fundamental importância dentro de uma partida, pois a sua correta execução possibilitará a aquisição de pontos que poderão ser preciosos no resultado final de uma partida.
O principal objetivo deste fundamento é enviar a bola com extrema precisão à rede, para que o levantador tenha tempo de entrar debaixo da bola e acionar qualquer um dos jogadores que ele julgue capaz de realizar a melhor jogada, surpreendendo o adversário
O recebedor deve ter como característica uma boa superfície de apoio, a maior possível, executa-se trabalhos utilizando como recurso a parede. A atleta se posiciona diante de uma parede de superfície plana e realiza a manchete, com alternância de altura da bola, distancia da parede e velocidade da bola. No programa aplicado estes trabalhos eram realizados em uma freqüência semanal de três vezes no primeiro mês, e duas vezes por semana na continuidade do treinamento.

A analise da trajetória da bola é ponto fundamental na qualidade e eficiência de uma boa recepção. A antecipação da ação de receber o saque possibilita a atleta definir a velocidade de sua ação e com melhor equilíbrio, uma precisão melhor.    O problema na recepção de saque não é tanto pelo deslocamento, mas sim, entender ou avaliar bem, aonde vai e como é a trajetória da bola.



Comente: