Dê braçadas rápidas em vez de longas na Natação







A técnica de braçada é o principal fundamento da natação para o triatleta. É o movimento responsável pelo deslocamento do atleta na água, já que as pernas são utilizadas mais para dar equilíbrio e auxiliar na flutuação — visto que é necessário poupar os membros inferiores para não prejudicar o desempenho no ciclismo e na corrida. Portanto, para se dar bem na natação, é preciso apurar bem essa técnica.

A braçada mais eficiente é aquela que rende melhor conforto

Porém, o pensamento mais comum entre os nadadores  é que para ir mais rápido, temos de aumentar o ritmo das pernas e dar braçadas mais rápidas e vigorosas.
Embora isto seja verdade como é óbvio o grande  aumento da velocidade resultará de uma maior distância alcançada em cada braçada. Portanto, se em cada braçada estivemos a ir mais longe, mas mantendo o ritmo das braçadas isto significa que estaremos a nadar mais rápido com menos esforço.


Um boa dica é primorar a técnica de seu nado. Quanto melhor for sua técnica na água, menor será o seu gasto energético. Isso é válido para provas de 50 metros e para competições de longa distância, quando se ficam até horas dentro da água, o quanto o resultado pode ser melhor



Comente: