Três situações que resultam no tiro de 7 metros




 http://www.clickcidades.net/imagens/noticias/67/handebol%20tiro%20de%207%20metros.jpg

Sempre que houver uma decisão potencial de assinalar um tiro de 7 metros, os árbitros deveriam sempre controlar essa intervenção até  que eles possam determinar claramente se assinalar um 7 metros é devidamente justificado e necessário. Se o jogador atacante marcar um gol apesar da interferência ilegal dos defensores, então não há obviamente razão  para assinalar um tiro de 7 metros.

Contrariamente, se aparentemente o jogador perdeu a bola ou controle do corpo realmente por causa da violação, então aquela clara chance de marcar um gol não existe mais, logo um tiro de 7 metros será assinalado.

Três situações que um tiro de 7 metros é assinalado :

  1. uma clara chance de marcar um gol for impedida ilegalmente em qualquer lugar da quadra, por um jogador ou oficial da equipe adversária;
  2. houver um apito não autorizado no momento de uma clara chance de marcar um gol;
  3. uma clara chance de marcar um gol é impedida através da interferência de alguém não participante do jogo, por exemplo um espectador entra na quadra ou pára os jogadores com um apito (exceto quando se aplica o Comentário 9.1). Por analogia, esta regra também se aplica no caso de "força maior", como uma repentina falha elétrica, que pare o jogo precisamente durante uma clara chance de marcar um gol.


Comente: