2 exercícios para passes/recepção no Handebol





http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000185/md.0000001949.gif

São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas.


Exercício 1: Passe acima do ombro na parede


Descrição:

Posição Inicial: O exercício será realizado individualmente, ficando o jogador de frente para a parede, a qual realizará o passe.

Tarefa: Lançar a bola contra a parede e recebê-la novamente. Neste momento o professor deve individualmente realizar correções, principalmente sobre a posição do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro.

Variações:

Realizar o passe com ambas as mãos, notando a diferença entre as duas.

Realizar neste mesmo exercício o passe picado, onde a bola deve bater no solo, depois na parede e retornando à mão do jogador logo em seguida.

Determinar alvos na parede (círculos desenhados) para treinar a precisão do passe.



Exercício 2: Passe acima do ombro em duplas


Descrição:

Posição Inicial: O exercício será realizado em duplas. Os jogadores devem se posicionar de frente, um para o outro, à uma distância de aproximadamente quatro metros.

Tarefa: Realizar o passe para o outro jogador e recebê-la novamente. Neste momento o professor deve individualmente realizar correções, principalmente sobre a posição do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro. Como o passe ainda não estará sendo realizado com perfeição, é interessante abordar as formas de recepção, para que o aluno a realize, independente da posição em que ela for recebida(alta, média e baixa).

Variações:

Realizar uma série de passes com a mão direita e outra série com a mão esquerda, notando a diferença entre as duas.

Realizar neste mesmo exercício o passe quicado, onde a bola deve bater no solo.

Aumentar a distância entre a dupla.

Determinar o local onde a bola deve ser recepcionada.


Comente: