Recepção x Controle de bola no Futsal




http://www.dominiofutsal.com.br/coberturas/hd-110514-1/01.jpg

Podemos definir fundamentos técnicos do futsal como gestos esportivos que são realizados com o menor gasto de energia e com a máxima precisão possível. Cabe-nos ressaltar que estes gestos podem ser treinados e aprimorados e são básicos para o bom desenvolvimento da partida de futsal.

Recepção, domínio ou controle de bola é a habilidade em que o jogador amortece a bola e, sobretudo a conserva próxima de si, procurando, dessa forma, manter sua posse

Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto esta ação trata-se da recepção da bola, aquela se refere a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão. É o que as crianças chamam de embaixadinhas.

Ele é realizado de várias maneiras, podendo ser realizado com o peito, com o pé (partes externa, interna, sola e "bico"), com a coxa ou também com a cabeça. Durante uma partida o jogador pode receber a bola com qualquer uma das partes do corpo citadas acima podendo estar com apoio no solo ou sem apoio, executando a recepção com salto.

A recepção é o primeiro contato com a bola, através de uma das estruturas corporais permitidas pelas regras. A partir desse primeiro contato, onde ocorre à recepção, passa-se à segunda fase, que é o domínio da bola, e, assim por diante, à terceira fase, que o controle da bola. O equilíbrio, a coordenação dos movimentos, a flexibilidade e total atenção e visão da bola são pré-requisitos básicos para uma boa execução desta habilidade.

Possuímos DVDs que ajudam a treinar isso no aluno e todo o jogo de FUTSAL




Comente: