5 sistemas de recepção no Voleibol




http://www.justvolleyball.com.br/vitiart09tommancheteajoelhada.JPG

No voleibol, o  passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto. Além disso, o principal objetivo deste fundamento é controlar a bola de forma a fazê-la chegar rapidamente e em boas condições nas mãos do levantador, para que este seja capaz de preparar uma jogada ofensiva.
O fundamento passe envolve basicamente duas técnicas específicas: a "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura; e o "toque", em que a bola é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça.

Quando, por uma falha de passe, a bola não permanece na quadra do jogador que está na recepção, mas atravessa por cima da rede em direção à quadra da equipe adversária, diz-se que esta pessoa recebeu uma "bola de graça".

http://1.bp.blogspot.com/_y5nXoz_phY8/SW1FTAntDvI/AAAAAAAACpo/qMvBkl7LhkI/s640/recepcion_1.jpg

Sistema de recepção em "W"

É o sistema de recepção utilizado por equipes iniciantes. O levantador fica isolado, e os outros 5 jogadores formam um "W" na quadra para defender o saque adversário.

Sistema de recepção em semicírculo

Neste sistema cada jogador (posições #1, #2, #3, #4, #5 e #6 ou "1, #2, #4 e #5) é responsável pela recepção da bola numa área correspondente a uma fatia de terreno que vai desde a linha central até à linha de fundo.

Sistema com 4 receptores

Geralmente organizado para liberar tanto o levantador quanto um atacante.

Sistema com 3 receptores

O levantador, o atacante de meio e o atacante oposto são liberados, portanto, as ações de recepção do saque adversário ficam sempre sob a responsabilidade dos dois receptores principais mais o defensor central. A estrutura geralmente tem a forma de "V" ou "V" invertido.

Sistema com 2 receptores

  • Mais usado por equipes de ponta.
  • Os pontas são os responsáveis pela recepção, e os atacantes de meio e o oposto são protegidos, para que se preocupem somente com seus ataques.
  • Com o advento da função de líbero houve um fortalecimento maior neste posicionamento devido à especialidade deste jogador.



Comente: