Goleiro no Futebol é uma posição especial




 http://ansabrasil.com.br/webimages/al_news_476x/2014/7/5/e85bd060078153888e3d00fb58a08c12.jpg

Quem é que nunca ouviu a máxima: time bom começa com um bom goleiro. Eu já ouvi e muito. Esse jogador, que joga na posição mais solitária do futebol, tem a capacidade de virar herói ou vilão em pouco tempo dentro do mesmo jogo.

O objetivo principal do goleiro é evitar o gol. A defesa é sua maior ferramenta e pode ser feita com qualquer parte do corpo.  Por ser uma posição específica, ele tem algumas regras e treinamentos especiais.

Ele é o único jogador que pode se utilizar de qualquer parte do corpo para defender o gol. Mas essa permissão só é válida dentro da área demarcada em torno no gol, a chamada grande área, onde só pode segurar a bola nas mão durante um tempo máximo de 6 segundos de cada vez.

Mesmo com essa permissão, o goleiro não pode segurar a bola com as mãos quando ela foi recuada por um de seus companheiros, ou seja, quando um jogador de sua equipe passa a bola propositalmente para o goleiro. Salvo quando esse toque for feito com o peito ou com a cabeça. Caso venha a pegar com as mãos uma bola que foi recuada, o árbitro marca falta (tiro livre indireto), no local onde o goleiro pegou a bola com as mãos.

Normalmente, o treinamento dos goleiros no futebol são muito mais intensos do que o treinamento dos demais atletas, pois o goleiro precisa ter muito mais atenção, rapidez, e elasticidade do que os demais, embora não precisem necessariamente ter alguns outros dotes exigidos em outras posições. Em resumo, é um atleta com as características muito distintas dos restantes dentro de uma equipe de futebol.



Comente: