Como formar uma equipe de Voleibol




http://avism.pt/noticias/Torneio_volei_misto_iee_2010.jpg

O vôlei é um esporte de origem norte-americana do século XIX. É um esporte de popularidade significativa em grande parte do mundo, e está presente em muitos torneios e eventos esportivos de âmbito internacionais, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como é praticado quase que igualmente tanto por homens quanto mulheres.

Formar uma equipe de voleibol não é um processo fácil mas deve ocorrer de forma natural. É um passo muito importante para todos os envolvidos, portanto deve ser pensado antes de ser dado.

Curso Voleibol: Iniciação e Formação de Equipes

Curso Online de Voleibol: Iniciação e Formação de Equipes

O profissional que está envolvido nesta parte do trabalho deve ser cuidadoso para não cair em algumas armadilhas comuns. Muitas vezes achamos que temos quantidade e qualidade suficientes para iniciarmos esta etapa. Mas, à medida que assumimos o compromisso (treinamento sistemático, competição) percebemos que não é bem assim e, por vezes, nos deparamos com situações desagradáveis.

Portanto, ao pensar em iniciar a formação de equipes se certifique que você realmente tem condições estruturais, financeiras e de material humano que o permitam prosseguir na busca por esse objetivo.

Dvd Duplo de Sistema Tático Voleibol

A organização tática de uma equipe é importante. Dentre os esquemas temos:  6x0 (seis-zero), 5x1 (cinco-um), 4x2 simples (quatro-dois simples), 4x2 invertido (quatro-dois invertido), também chamado de 4x2 com infiltração (quatro-dois com infiltração), e 3x3 (três-três). Pra equipes mais iniciantes, o sistema adotado geralmente é o 6x0. Para equipes mais avançadas, o esquema mais utilizado é o 5x1.

Uma vez escolhido o esquema tático, de acordo com o nível dos jogadores disponível, é preciso determinar as funções e treinar os jogadores nelas.

Boa sorte.


Comente: