Métodos de ensino no Handebol




http://www.blogdafloresta.com.br/folhafl/wp-content/uploads/2015/06/ARENA-AMADEU-TEIXEIRA-HANDEBOL-01.jpg

O handebol é a modalidade esportiva mais praticada na escola. O seu desenvolvimento esportivo ainda está aquém do que é praticado na escola se formos pensar nos campeonatos nacionais, mas esse fato não deixa de fazer o Handebol uma excelente ferramenta de ensino.

Para ensinar o Handebol, o professor precisa entender a dinâmica do jogo, seus fundamentos e ter exercícios para aplicar com os alunos é o ponto de partida para o ensinamento da modalidade.

Temos alguns DVDs de Handebol para facilitar esse trabalho:
Cabe ao professor a delicada tarefa em optar por um dos métodos de ensino existentes para o treinamento do Handebol.

O método Global é aquele sistema de ensino do desporto onde o professor apresenta o handebol como o mesmo é praticado normalmente, num todo. Ou seja, nesse método, o aluno convive com todos os mecanismos do desporto desde o primeiro contato.

No método Parcial do Handebol, o professor fará uso de inúmeros exercícios educativos que serão apresentados aos alunos separadamente até a aquisição de determinado gesto motor.

Por fim, o professor irá unir todos estes ensinamentos que se deram de forma fraciona, ao longo dos treinamentos, e irá transformá-los em gesto efetivo do desporto – passe, arremesso, defesa.

Independente do método, as ferramentas acima citadas são excelentes. Aproveite!


Comente: