Plano de Aula para contra-ataque no Handebol





http://www.wscom.com.br/arqs/noticias/original/201110220951100000008845.jpg

O Handebol é jogado numa velocidade e que exige constante contato físico. Ele tem várias fases e uma dessas fases é o contra-ataque.

O contra-ataque é a passagem rápida da defesa para o ataque, com o envolvimento de um ou mais jogadores, para obter a marcação de um gol. É a ação de passar rapidamente da defesa para o ataque.


Uma situação de jogo para o contra-ataque é quando um jogador rouba a bola e sai sozinho ou através de um passe a longa distância executado pelo goleiro ou por um companheiro seu.

Porém, se o adversário consegue evitar a marcação do gol, pois a defesa ainda está desorganizada. A conclusão da 2ª fase pode ser:

- Executada a partir do armador por meio de um arremesso de meia distância
- Por meio de um passe, para junto dos seis metros feito por um jogador a partir da zona de arremesso.

O contra-ataque pode ser dividido em direto e sustentado, o direto é quando o jogador recebe a bola próximo do gol e não necessita de tocar para outro do time, o sustentado ou apoiado é quando a bola é dada para qualquer jogador e este leva a bola ao gol com a ajuda da equipe.

Tema: Iniciação das ações contra-ataque coletivos no handebol.

Duração da aula: 35 a 40 minutos.

Objetivo Geral: Trabalhar elementos do handebol que simulem uma situação de contra-ataque nas mais diversas situações, para que o mesmo entenda a importância deste.
Metodologia:

1ª Atividade: Os alunos formarão duplas, inicialmente estarão próximos e deverão realizar passes, com o passar do tempo vamos aumentar a distância entre os alunos a fim de simular uma situação mais real, esta primeira atividade deverá ser realiza sem movimento.

2ª Atividade: Igual atividade anterior, mas agora o passe deve ser recebido com um salto, o aluno deve ir de encontro à bola.

3ª Atividade: Os alunos deverão formar duas filas, e ir trocando passe em deslocamento, com uma distância média entre eles, realizar a atividade com velocidade.

4ª Atividade: Serão formadas quatro filas, duas dentro da área e duas nas extremidades da quadra, as filas que estão fora da área ficaram com a posse da bola (1 e 2 fora da área e 3 e 4 dentro da área), o jogador 1 deverá dar o passe para o jogador 3 que por sua vez lançará a bola para o  jogador um novamente, o jogador 1 assim que der o passe deverá correr em direção ao centro da quadra para receber a bola, fazer a mesma coisa com o outro lado da quadra.
Observação: as filas devem intercalar os arremessos, para que não ocorram acidentes, os "pontas" deverão correr inicialmente pela lateral e depois ir para o centro.

5ª Atividade: Igual a anterior, mas agora o aluno que receber a bola deverá fazer o gol.

6ª Atividade: Igual a anterior, mas agora quando o jogador 1 receber a bola, terá que passar pelo marcador para realizar o gol (1x1).

7ª Atividade: A mesma atividade, mas agora será 2x2, os dois 1 e 2 sairão junto se terão que passar pelos dois marcadores a fim de fazer o gol.

Referência Bibliográfica
GRECO, Juan Pablo; FILHO, Eloi Ferreira; Programa de treinamento: Iniciação do contra-ataque, 2003.





Comente: