Saiba mais sobre a defesa em zona no Basquete





As defesas por zona são caracterizadas: pelos defensores sendo responsáveis por determinadas áreas da quadra de defesa. A defesa por zona atua no erro do adversário, enquanto a individual, o faz errar.

Aula de Basquete - Defesa em VIDEO!

As maiores vantagens de se marcar por zona são:
1- Menor desgaste físico.
2-Impedir penetrações, devida a proximidade entre os defensores.
3-Posicionamento para o rebote defensivo pré-estabelecido.
4-Estar com o contra-ataque no "gatilho", esperando o rebote.
A grande desvantagem é :
Seja qual for o posicionamento da zona (2-3, 2-1-2, 3-2, 1-2-2, 1-3-1,1-1-3, etc…) Sempre irão existir pontos vulneráveis.
Existe uma "regra matemática" básica para se atacar contra defesa zona: " Defesa par? Ataque ímpar! Defesa ímpar? Ataque par! " Esta "regra" significa simplesmente, colocar mais atacantes nas áreas vulneráveis e menos nas áreas  de maior concentração de defensores, com isso se "abre" a defesa ou terá um arremesso sem marcação. Esse é o duelo!
A defesa no basquete  por zona, tenta fechar os espaços para penetrações, mas fica vulnerável aos arremessos do perímetro. Cabe ao ataque acertar esses arremessos ou cair na grande armadilha que é a defesa por zona.
Infelizmente a zona tende a ser passiva. Não deveria (principalmente na base). Como na base, poucos atletas têm precisão nos arremessos (pensar na mecânica, com o tempo, ficarão precisos), alguns técnicos usam a zona passiva, estática, somente esperando erros de arremessos em uma acomodação segura, porém covarde. Podem até conseguir vitórias e títulos, mas não FORMAM JOGADORES para atuar em alto nível.
Deixo essa mensagem aos técnicos de base: Ensinem os FUNDAMENTOS DE DEFESA, ensinem a marcar! Zona também, porém, A-GRES-SI-VA!
Não perca a Aula de Basquete - Defesa em VIDEO!
Retirado daqui


Comente: