Três fases da Pliometria






Pliometria é uma forma de exercício que visa a utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão, baseando-se em sequências nas fases excêntricas e concêntricas da contração. A biomecânica da pliometria não é complexa e se resume na criação de uma reação oposta à ação prévia, buscando o aproveitamento da energia produzida. Subir e descer rapidamente uma escada trata-se de um exercício pliométrico, pois trabalha a contração e o alongamento do músculo de forma sequenciada. Também não é necessário o uso de pesos para a execução desta atividade, podendo-se usufruir do peso do próprio corpo como sobrecarga.

Chamamos o ciclo excêntrico-concêntrico também de ciclo alongamento-encurtamento e este é composto por três fases distintas:

• Pré-alongamento ou excêntrica: essa fase estimula os receptores musculares e carrega os músculos com energia potencial elástica.
• Amortização: fase que consiste no tempo entre o começo da contração excêntrica até o começo da contração concêntrica.
• Encurtamento ou concêntrica: gera o movimento explosivo.

Alongar a musculatura e, em seguida, fazer uma rápida contração é uma sequência que faz parte dos exercícios da pliometria. O método junta saltos e lançamentos, movimentos cíclicos de alongamento e encurtamento. A ideia é potencializar o uso dos músculos, com foco em explosão e velocidade.

Tenha exercícios de pliometria para os seus treinos com essa aula de Pliometria do DVDs Sports. Clique aqui!




Comente: