11 aspectos importantes do Futsal





Geralmente, as técnicas individuais dos jogadores de linha são os fundamentos. E o jogo de futsal tem alguns aspectos e características que devem ser citados. Para quem trabalha com o esporte, é fundamental que estejam familiarizados com todas esses aspectos.

Abaixo segue 11 aspectos para se prestar atenção no jogo de Futsal

Passe

É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo. Em geral passa-se a bola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro.

O passe é classificado quanto à distância, à trajetória (altura), à execução (parte do corpo), ao espaço de jogo (quadra) e à habilidade.

- Distância: Curto - até 4 metros; Médio - 4 a 10 metros; Longo - acima de 10 metros.

- Trajetória: Rasteiro, meia altura, parabólico. - Execução: Interna, externa, anterior (bico), solado, dorso.

- Espaço de Jogo: Lateral, diagonal, paralelo.

- Passes de Habilidade: Coxa, peito, cabeça, calcanhar, ombro, parabólico ou cavado.

Drible

O drible é feito com posse de bola. Quem dribla, procura, com a bola, passar por um adversário. Esse "passar pelo adversário" exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e as vezes todas estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta a habilidade de marcar é a perda do equilíbrio. Logo, o drible eficaz é aquele que provoca no outro o desequilíbrio.

Cabeceio

A exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo. Quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para um companheiro de equipe.

Chute

É a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção ao gol ou para afastar o perigo de um ataque adversário. tipos de chute:
Com o dorso ou de peito de pé;
bate-pronto;
semi-voleio;
Voleio ;
Bico;
por cobertura.


Condução

A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo. Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser feita em linha reta, daí o nome de retilínea. Também em ziguezague, e, portanto, sinuosamente. As faces do pé para se conduzir são a interna e externa.

Domínio de bola ou Recepção

É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos. Diferentemente do futebol de campo, é realizado, na maioria das vezes, com a sola do pé, mas pode se feito com partes diferentes do corpo como o peito e a parte interna do pé.

Controle no futsal

Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto esta ação trata-se da recepção da bola, aquela se refere a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão. Popularmente chamamos de embaixadinhas.

Finta no futsal

Finta, ao contrário do drible, é realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obtê-la. Outros nomes, dependendo da região do país, são sinônimos de finta: desmarcação, balanço, gato, vai e vem, pique falso.

Marcação no futsal

Quem marca tem o objetivo de desarmar quem tem a bola, tomando a mesma; também objetiva impedir que o adversário receba a bola. Explicação da técnica de marcação em dois momentos: No primeiro caso, ensinam-se três coisas básicas. A obrigação de quem marca é fazer todo o possível para não ser driblado e ainda evitar que o adversário chute contra a sua meta.

Com o tempo, e isso já não é mais básico, ensinam-se outras coisas: marcar o pé de passe e chute, fechando o lado forte de saída e ação do adversário; empurrar o adversário contra a linha lateral da quadra, diminuindo o ângulo de passe e chute.

Proteção de Bola

Proteger significa manter a posse de bola quando marcado diretamente por um adversário. Porém, não se trata de drible. Técnica para proteger a bola: quem protege deve antecipar o lado que o oponente quer entrar a fim de realizar o desarme. A oposição deve ser feita com o tronco e o braço.

Posições dos jogadores no futsal

Fixo - defensor, semelhante ao defesa

Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra

Pivô - movimenta-se no ataque

Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário




Comente: